quinta-feira, 29 de outubro de 2009

RECICLARETE

RECICLARTE

Projeto Arte de Orixá




Busco parceiros para projeto de pesquisa e confecção de objetos voltados para o universo das religiões de matriz africanas a partir do estudo das lendas dos orixás e dos diversos cultos: Umbanda, Candomblé, Omolokô, capoeiras e etc.






RECICLARTE



Cooperativa:





1. Diretrizes e objetivos:


Alternativa de trabalho e renda para irmãos da Umbanda e do Candomblé

Ensino das lendas dos orixás como ligante de todas as vertentes do projeto

Apoio ocupacional para jovens e idosos

Reciclagem de detritos

Discussão e conceitualização estética pertinente à Umbanda e ao Candomblé

Produção de materiais para decoração e objetos de uso nos rituais religiosos



2. Pré-requisitos legais:



Nº de membros ( 20 pessoas no mínimo)

sede

veiculação

apoio técnico

apoio financeiro

convênios



3. Definição de convocação de parceiros



4. Definição da linha de reciclagem a ser abordada


pesquisa das necessidades de objetos de uso ritual nos terreiros

pesquisa sobre objetos de decoração domésticos com base na religião

linhas de pesquisa estética

pesquisa de materiais

uso de materiais segundo fundamentos religiosos





5. Mapeamento das fontes de materiais recicláveis para o projeto



Projeto Arte de Orixá





1. Diretrizes e objetivos:




Alternativa de trabalho e renda para irmãos da Umbanda e do Candomblé



Tendo em vista a realidade da grande maioria dos médiuns e freqüentadores de centros e tendas de Umbanda e Candomblé, as camadas com menor acesso às oportunidades, à informação e o sabido preconceito existente em relação aos filhos de religiões de matriz africana, e mesmo o preconceito intra-religioso vimos a necessidade de apresentar uma alternativa de trabalho, profissionalização e renda, bem como os meios para o crescimento e o congraçamento das diversas linhas e tendências existentes entre estas pessoas no que diz respeito a seus rituais e particularidades de culto.



Ensino das lendas dos orixás como ligante de todas as vertentes do projeto



Leitura e análise das diferentes lendas sobre Orixás e encantados, podendo se estender às entidades diversas.



Resgate da dignidade e apoio ocupacional para jovens e idosos



Nos dias de hoje em que tudo que é desvio está muito à mão de todos e principalmente aos nossos jovens, e de outro lado a sociedade capitalista descarta precocemente a força de trabalho e a palavra dos mais velhos e experientes, vemos a necessidade de resgate dos conselhos dos mais velhos e a valorização da experiência e da senhoria do tempo, que é balizar da grande maioria das culturas ancestrais e das religiões de raiz africana.

Resgatar os conhecimentos e as experiências dos mais velhos e trazer para a discussão para os mais novos de temas de interesse da religião de da vida material, e ambos dedicarem-se à pesquisa de novas formas expressivas em arte para traduzir tais conhecimentos e tradições, repensar a vida e reafirmar suas origens e tentar observar o diverso através das semelhanças entre elas.



Discussão e conceitualização estética pertinente à Umbanda e ao Candomblé



Busca de padrões que sejam gerais e valorização da riqueza e diversidade de linhas e influências de origem e pensamentos teológicos.

Análise da ética e da moral religiosa que determina o padrão estético dos vários cultos e religiões de raiz africana de de outras que influíram e influem ainda hoje em nossas vidas.



Objetivos práticos em arte:



Reciclagem de detritos



Determinação de técnicas e meios de produção para o trabalho com os materiais sugeridos pela pesquisa estética do estudo das religiões.

Busca de uma nova ética teológica que inclua o respeito ao meio ambiente e a integração do homem em si mesmo, em seu ambiente e com o Divino.



Produção de materiais para arte, artesanato, decoração e objetos de uso nos rituais religiosos



Discussão de projetos coletivos e individuais em arte e artesanato.

Divisão de grupos em oficinas de produção artística mediante alinhamento ou proposição de projetos.

Definição de monitorias.

Necessidade de busca de parcerias para a viabilização de projetos

Espaço físico próprio para o desenvolvimento dos trabalhos.



2. Pré-requisitos legais:



Alinhamento a uma incubadora de projetos cooperativos tal qual a incubadora da UFRJ ou de programas desse tipo no sistema SESC/ SEBRAE.



Nº de membros ( 20 pessoas)

sede

estatutos

veiculação

apoio técnico

apoio financeiro

convênios

apresentação da produção material e intelectual





3. Definição de convocação de parceiros



Definidos por acordo entre os membros, segundo as necessidades dos diversos grupos de trabalho.

Aproximação com universidades públicas ou particulares que aceitem dar apoio técnico e institucional bem como a formação de convênios.

Formação de uma carteira de clientes para escoar a produção das oficinas.

Buscar a formação de um conselho de beneméritos com fins de financiamento e visualização entre os formadores de opinião.

Buscar parcerias para a divulgação de nossas atividades e produção.

Empresas empenhadas no desenvolvimento ecologicamente sustentável



4. Definição da linha de reciclagem a ser abordada



pesquisa das necessidades de objetos de uso ritual nos terreiros



Segundo a linha definida pelos grupos responsáveis pelo estudo estético teológico ou pela sugestão de um projeto individual de estudos e trabalho dentro de nosso universo.

Instrumentos de ritmo

Elementos de decoração do terreiro

Indumentária



pesquisa sobre objetos de arte, artesanato e decoração com base na religião



Relação dos objetos de culto e decoração comuns a nossos grupos sociais tendo em vista nossas origens religiosas.



linhas de pesquisa estética



Busca das necessidades e dos padrões do gosto em nossa sociedade e nossos grupos religiosos.



pesquisa de materiais



Segundo os fundamentos religiosos definidos pela pesquisa estética teológica



divulgação, exposição e comercialização da produção



Manutenção de blogs das oficinas e site de promoção institucional e comercial do projeto como um todo.

Manutenção de uma assessoria de imprensa profissional ou parceira para o projeto.

Divulgação de nosso calendário de cursos, oficinas e eventos dentro e fora do projeto.

Busca do que existe disponível no mercado, novas propostas de pesquisa e nichos de mercado, ambientes empresariais, eventos, decoração de residências e mercado hoteleiro.





5. Mapeamento das fontes de materiais recicláveis para o projeto


Mapeamento de cooperativa de catadores de lixo, ferros-velhos e possíveis pontos de captação de materiais hábeis para nossos trabalhos.






Outro projeto



Projeto Reciclarte Carnaval





1. Diretrizes e objetivos:



Alternativa de trabalho e renda para trabalhadores e artesãos do carnaval fora do período do evento.

Ensino de novas técnicas e cursos de aperfeiçoamento

Apoio ocupacional e profissionalização para jovens e idosos

Reciclagem de detritos reminiscentes da confecção das fantasias e alegorias de carnaval

Reciclagem de outros detritos vindos da catação de lixo para a utilização no carnaval, em espetáculos e shows como material para confecção de elementos cenográficos e indumentária.

Discussão e conceitualização estética pertinente ao carnaval e mundo dos espetáculos

Discussão e conceitualização estética dos materiais utilizados no carnaval.

Produção de materiais cenográficos para utilização em escolas de samba, carnaval, eventos shows e espetáculos a partir dos materiais reciclados.





2. Pré-requisitos legais:



Alinhamento a uma incubadora de projetos cooperativos tal qual a incubadora da UFRJ ou de programas desse tipo no sistema SESC/ SEBRAE



Nº de membros ( 20 pessoas)

sede

veiculação

apoio técnico

apoio financeiro

convênios



3. Definição de convocação de parceiros



LIESA

Escolas de Samba do 1º e segundo grupo, blocos e Empresas de eventos

Produtoras de shows e eventos

Produtores culturais

Escolas e universidades públicas e particulares dedicadas ao ensino da Arte-Educação

Empresas empenhadas no desenvolvimento ecologicamente sustentável

Sistema SENAC/SEBRAE

Feiras e eventos ligados ao conceito de reciclagem

4. Definição da linha de reciclagem a ser abordada



pesquisa sobre objetos de decoração, elementos cenográficos, moda e confecções

linhas de pesquisa em formas e volumes

definição de necessidades de mercado mediante as habilidades e tendências já existentes no grupo

pesquisa de materiais:



1.reciclagem em metais

noções sobre soldagem e usinagem de materiais metálicos



2.reciclagem em tecidos e aviamentos

noções de plástica e cromatismo em tecidos



3.reciclagem em papel

confecção de papéis e papelão

noções de cartonagem, encadernação

restauração de papéis e documentos



4.reciclagem de resíduos plásticos



5.reciclagem de garrafas pet





5.Mapeamento das fontes de materiais recicláveis para o projeto



6.


Gerenciamento e Planejamento deTrabalho



Mercado < Artistas < Produtos < Técnicas < Materiais


Mercado < Artistas < Produtos < Técnicas < Materiais < Linha de Reciclagem



Gerenciamento e Planejamento deTrabalho






Mercado < Artistas < Produtos < Técnicas < Materiais <Linha de Reciclagem






Mercado < Artistas < Produtos < Técnicas < Materiais < Linha de Reciclagem






  • Definição do nicho de mercado, contato com clientes, pesquisa das necessidades pontuais de produtos e serviços.






Definir os mercados possíveis para atendimento, estar sempre atento à processos licitatórios para nossos produtos e serviços, oferecer clipping de artigos sobre nosso universo de produtos, clientes e indicadores de tendências de gosto e mercado.






  • Estabelecer métodos de abordagem e portfólio do projeto.






Ter claros os objetivos do grupo e manter material impresso atualizado para divulgação institucional e vendas, portfólios de produtos, serviços e cooperados.






  • Formação de núcleos de trabalho para divulgação e venda.






Montagem de estratégias de venda e busca de possíveis clientes, formação de uma equipe de venda de nossos produtos, serviços e divulgação institucional.





  • Política de prioridades e projetos especiais.






Definição de política de prioridades, projetos especiais e discussão constante com enquetes e cata de opiniões na construção de uma fundamentação estética de trabalho individual, de grupos ou coletiva.






  • Definição de público alvo para aulas de arte/artesanato.






Definição de abordagem de possíveis locações e parcerias para linha de cursos e projetos especiais em arte/artesanato.




Mercado < Artistas< Produtos < Técnicas < Materiais < Linha de Reciclagem






  • Convites para artistas, artesãos e colaboradores.






Encaminhamento de convites para a participação no grupo de artistas e artesãos que estejam envolvidos no universo abordado pelo projeto, através de correio eletrônico, cartas, folders, cartazes em faculdades de arte, colégios, clubes e associações, comunidades da Internet e listas.


Formação de um núcleo base de no mínimo 21 associados para iniciar a cooperativa.






  • Formação de grupos de estudo e trabalho.






Definição das diretrizes básicas da cooperativa.


Escolha do conselho administrativo e formação de um conselho curador, grupos de estudos e trabalho segundo a escolha livre de membros.


Montagem de um grupo responsável pela veiculação das ações da cooperativa interna e externamente, responsável pela elaboração de materiais de divulgação impressos e eletrônicos ( Blogs, listas, comunidades e site na internet)


Escolha dos coordenadores de grupos e definição de lista de metas de tarbalho dos grupos.








  • Determinação do potencial produtivo de artistas e artesãos.






Distribuição de questionários e disponibilização de meio eletrônico pela internet para postagem de fotos de trabalho e outros materiais de interesse do grupo que seus membros desejem compartilhar.






  • Cadastro dos associados e colaboradores.






Cadastro pormenorizado de associados e colaboradores, suas disponibilidades dentro do grupo, anseios e projetos que gostariam de ver executados.












Mercado < Artistas < Produtos < Técnicas < Materiais < Linha de Reciclagem






  • Definição de linha de produtos.






Definição da linha básica de produtos da cooperativa e individuais.






  • Listagem de artistas e produtos.






Listagem com fotos de todos os artistas, grupos de trabalho e produtos, para catalogação e divulgação interna e externa.






  • Planilhas de custos, e preços.






Manutenção sempre atualizada de listagens de produtos, serviços custos e preços para montagem de listagem de produtos, organogramas e planilhas de trabalho.






  • Política de pontuação ou sistema de cotas.






Definição de política de gestão de cotas e/ou pontuação de cotas para cooperativados, e cotas de manutenção a ser cobradas da venda de bens e serviços.








  • Relação de cursos, apostilas e catálogos.






Manutenção de uma biblioteca básica de cursos, apostilas de aulas e catálogos de produtos e serviços.






  • Cronometragem de produção.






Cronometragem de todas as fazes da produção de objetos, cronogramas de cursos e aulas.




Mercado < Artistas < Produtos <Técnicas < Materiais < Linha de Reciclagem






  • Relação de técnicas e profissionais.






Relação de listagens de técnicas e profissionais completa, incluindo a disponibilidade de artistas e artesãos para aulas e apoio institucional eventual em cursos de capacitação, feiras e eventos.






  • Locação de trabalho para grupos.






Necessidade de locação para trabalhos em grupo ou cursos que levem em consideração a proximidade da coleta de materiais e a acessibilidade.






  • Materiais, ferramentas e aparelhamento físico do local.






Materiais discriminados em minúcias, possibilidade de substituição de materiais não reciclados por outros feitos pelo grupo ( ex.: colas, vernizes, ferramentas, pigmentos , tintas, etc ), ferramentas, necessidades específicas de locação, tais como pontos de água e de luz, equipamentos especiais, mesas e metragem quadrada, medidos pela contagem máxima de pessoas envolvidas.






  • Listagem de materiais.






Listagem de materiais, aparelhamento didático e de trabalho






  • Cronometragem de técnicas.






Cronometragem de todas as fazes e processos técnicos levando em conta a preparação de materiais e sua utilização efetiva, tempo de secagem e durabilidade média dos materiais, caso sejam degradáveis.





  • Normas de segurança.






Normas de segurança e utilização de materiais, objetos de segurança como: máscaras, luvas, aventais, resistência confecção de apostila com normas de segurança e cuidados pessoais.


Verificação se existem materiais que possam causar risco de acidentes e à saúde antes durante e depois de serem processados.




Mercado < Artistas < Produtos < Técnicas < Materiais < Linha de Reciclagem






  • Definição de linhas de reciclagem.






Para a divisão de grupos de trabalho, divulgação institucional e venda, definição de formas de armazenagem de matérias primas e processamento básico de materiais.






  • Lista de materiais.






Matérias primas, materiais de trabalho, ferramentas e aparelhamento físico do local.






  • Fornecedores.






Mapeamento de fornecedores próximos do local de armazenagem.






  • Locais de coleta e seleção.






Mapeamento discriminado de locais de catação, locação e aparelhamento específico para a seleção de materiais.






  • Materiais para reciclagem X Materiais não reciclados.






Listagens de materiais para reciclagem, materiais não reciclados e os que podem ser substituídos por outros confeccionados pelo artista ou grupo( Ex.: colas, vernizes, pigmentos, tintas, ferramentas.






  • Grupos de trabalho para catação.








  • Local para estocagem.






Gerenciamento de estoques e controle de materiais.






Mercado < Artistas < Produtos < Técnicas < Materiais < Linhas de reciclagem






  • Formação de equipes de pesquisa.






Equipes de pesquisa da vocação de materiais em relação à reciclagem, definição de padrão estético de trabalhos individuais ou coletivos.






  • Divulgação institucional.






Divulgação institucional do trabalho de todos os grupos de estudos e de trabalhos, artistas e artesãos para serem utilizados pela equipe de vendas e divulgação junto a clientes, fornecedores, feiras e eventos.






  • Busca por parcerias.






Busca por parcerias com ONGs, entidades filantrópicas, escolas, clubes e associações, sistema SESC/SENAI, órgãos governamentais, incubadora de cooperativas e grupos semelhantes ao nosso.



























Produtos:





Listagem de Produtos Pesquisados:





Aparelho de mesa:



1.Descansos de panela

2.Jogos americanos

3.Porta guardanapos

4.





Bijuterias:




1.Brincos

2.Anéis

3.Broches

4.Pulseiras

5.Apliques

6.Cordões

7.Gargantilhas

8.Prendedores de cabelo

9.





Bolsas:




1.Malas

2.Mochilas

3.Carteiras

4.Bolsinhas de moedas

5.





Bonecas:




1.Marionetes

2.Bichinhos

3.Manequins

4.Bonecas

5.





Brindes:




1.Para festas

2.Empresas e eventos

3.





Brinquedos:




1.Carrinhos

2.Bonecas

3.Jogos

4.Bolas

5.









Cadernos:




1.Álbuns

2.Agendas

3.Cadernos

4.Capas prontas

5.Fichários

6.Pastas

7.Classificadores

8.





Caixas:




1.Decorativas

2.Transporte de materiais

3.Embalagens

4.Caixas de presente

5.Caixas classificadoras

6.Caixas de ferramentas

7.Caixas de costura

8.Caixas para pintura

9.Caixas porta-jóias

10.





Cestarias:




1.Fruteiras

2.Cestos para roupas

3.Porta revistas

4.Peças decorativas

5.





Cofrinhos:




1.Cofrinhos para moedas

2.Caixas classificadoras para dinheiro

3.





Consoles caixas e porta Cds:




1.Porta CD

2.Consoles

3.Estantes

4.Caixas

5.





Decoração infantil:




1.Quadros

2.Apliques

3.Enfeites de parede

4.Lembrancinhas de nascimento

5.





Decoração para datas especiais:




1.Natal

2.Páscoa

3.Religiosas

4.







Decoração para festas:




1.Forminhas

2.Decoração de mesas

3.Painéis

4.Brindes

5.





Divisores de ambientes:




1.Móbiles

2.Divisores de ambientes

3.Biombos

4.





Embalagens:




1.Comerciais

2.Comuns de varejo

3.Para presente

4.Sacolas para compras com alças

5.





Indumentária cênica, religiosa, peças de estilo:




1.Fantasias

2.Indumentária para teatro

3.Roupas para shows e eventos

4.Indumentária religiosa

5.





Jogos infantis e educativos:




1.Para montar

2.Blocos lógicos

3.Quebra-cabeças

4.





Linha de produtos masculinos:




1.Suspensórios

2.Carteiras

3.Jóias

4.Utensílios diversos

5.





Luminárias:




1.Espotes

2.Lustres

3.Luminárias

4.Abjures

5.





Materiais de escritório:




1.Pesos de papel

2.Risque-rabisque





Mobiliário:




1.Baús

2.Estantes

3.Cadeiras

4.Bancos

5.Puffs

6.





Objetos Religiosos:




1.Imagens

2.Oratórios

3.Altares

4.Objetos rituais

5.Objetos de Arte





Papéis para escritório:




1.Envelopes

2.Papel de cartas

3.Cartões

4.Marcadores

5.Pacote de papéis para escritórios e empresas

6.





Peças decorativas de parede:




1.Quadros

2.Porta-retratos

3.Espelhos

4.Molduras

5.





Porta-jóias:




1.Expositores para venda

2.Porta-jóias para armários

3.







Roupas para a casa:




1.Caminhos de mesa

2.Tapetes

3.Cortinas

4.Capas para móveis

5.Capas para objetos

6.Almofadas

7.Jogos de cama

8.Redes

9.





Porta-trecos:




1.Para escritório

2.Para casa

3.





Produtos para animais:




1.Coleiras

2.Roupinhas

3.Apliques

4.Sapatinhos

5.Casinhas de cachorros

6.Colchãozinho para animais

7.Cobertas

8.Capas para gaiolas

9.





Roupas e moda:




1.Roupas costumizadas

2.Roupas com matérias primas recicladas

3.Adereços

4.Chapéus

5.Bonés

6.Roupas Profissionais

7.Acessórios

8.





Tabuleiros de Jogos:




1.Jogos de cartas

2.Jogos com peças móveis

3.Jogos com dados

4.




















Projeto Carnaval Reciclado







<b>Parceria com escolas de samba:</b>







  • Produção de fantasias, adereços e alegorias para o desfile do carnaval, shows, teatro e eventos.




  1. Confecção das fantasias de uma ala carnavalesca, com materiais reciclados, se possível até as colas e os pigmentos.

  2. Elaboração completa de um desfile de escola de samba com materiais reciclados.

  3. Execução em miniaturas ou bonecas e maquetes em escala perfeita para este suposto desfile, duas peças para cada elemento, sendo um conjunto usado como modelo para a escola e outra para exposição e divulgação. Tais peças deverão estar expostas em lugar visível e de fácil acesso para visitação durante todo o restante do ano, ou até a nova produção ficar pronta.






  • Confecção de miniaturas com bonecas das fantasias de escola de samba para modelo e posterior venda. A princípio atender a 30% dos integrantes da escola, imprensa colaboradores e lojas de souvenirs (+/- 1.200 bonecas)


a) Preço unitário da boneca:...........................................................R$ 60,00


b) 1.200 bonecas......................................................................R$ 72.000,00



c) Tais bonecas deverão ser encomendadas pelo folião ou a escola com no mínimo 2 meses de antecedência.


d) Deverão ser entregues à escola em tempo de serem distribuídas juntamente com seus pares em tamanho natural.


e) A escola fica comprometida a facilitar o acesso de um responsável pela coleta de materiais no barracão sempre nos intervalos de trabalho.


f) Após o pagamento de fornecedores e custos diversos o saldo será rateado por cotas medidas em horas de trabalho.




  • Manutenção de um ponto de venda permanente de produtos produzidos para a escola e o restante da produção do RECICLARTE, com objetivos comerciais e divulgação, inclusive em datas especiais, shows e ensaios da escola.



  • A escola se compromete em sediar o projeto e viabilizar as necessidades básicas do grupo no tocante ao espaço, pontos de luz e água, acesso a banheiros e estocagem de materiais.A escola pode indicar pessoal para trabalho tanto no período de carnaval quanto no restante do ano, ficando acordada a prioridade para pessoal que haja trabalhado no período do carnaval no barracão ou ateliers contratados, pois trata-se de mão de obra especializada disponível.



  • A escola e o RECICLARTE se comprometem a ser parceiros e divulgar suas atividades de forma conjunta através de todos os meios que dispõem.



  • O RECICLARTE fica obrigado a oferecer alternativas de cursos em arte e artesanato, o ano inteiro para a escola, mediante consulta prévia, à exceção do período de produção carnavalesca.



O RECICLARTE manterá seu nome, características e gerenciamento próprio, ficando entretanto obrigado a prestar esclarecimentos sobre suas atividades relativas à escola e divulgar periodicamente relatórios de atividades.<p></p>



Olá como vai?


Nossa proposta é de mão dupla, projetos tendo como o moto a produção de bens de cultura baseados nas lendas dos orixás e uma forma cooperativada de comercialização, além dos aspectos ligados a utilização consciente de recursos e ambientalismo. Gostaria que vc postasse se apresentando e convocando mesmo para o debate.


Veja o que postei e o que outros estão falando, eu também postei convites em 25 outros grupos e comunidades do Orkut que tem ligação com arte, artesanato e religiões de raiz africana.


A cooperativa vem tb de encontro a necessidade de apoio técnico que vamos precisar para alguns projetos e do que existe disponível no sistema SESC/SENAC e SEBRAE de apoio a iniciativas como a nossa, de reuniões que participei na Incubadora de Cooperativas da UFRJ e de reuniões promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o SEBRAE, a comissão executiva dos Jogos Pan-americanos e representantes dos três escalões de governo para definição da identidade visual dos jogos e a certificação dos interessados em fornecer produtos e serviços semelhantes aos que postulo com o RECICLARTE além de outros artistas e artesãos.


Fiquei fascinado com o potencial que tais eventos tem a nos oferecer, e não se esqueça: ainda temos COPA DO MUNDO e OLIMPÍADAS.


Vc produz arte ou artesanato? Ou gosta de teatro e dança, ou gostaria de fazer parte como divulgador, muitas são as formas de colaborar, mesmo que seja só adquirindo algum produto que necessite dentro das opções que o grupo vai disponibilizar, são muitas as formas de ajuda.


O RECICLARTE se divide em dois tipos de trabalhos práticos:




1. Profissional na produção de bens de cultura e arte,


2. Pesquisa e movimento cultural das formas de expressão artísticas de religiuões de raiz africanas.




Portanto temos as duas possibilidades sempre atuando em conjunto, isso permite a maior participação de todos nos nossos projetos.


A produção doCD Audiobook é um projeto profissional, mas a pesquisa das lendas não é.


O projeto de contaçãode estórias e lendas pode ser ou não profissional, vai depender do tipo de parcerias que se estabelecerem com os terreiros para apresentações.


E assim vai , hoje tenho a urgência na postagem das lendas e do cadastramento de artesãos para trabalho profissional na produção de fantasias de carnaval e roupas para espetáculos, também que mais artesãos postem fotos de seus trabalhos e ofereçam seus conhecimentos para aulas e troca de informações sobre técnicas e formação de nossa cooperativa.


Tudo é realmente muito urgente os trabalhos que estão se apresentando possíveis são para este período que antecede o carnaval, após isto fica-se quase 6 meses em calmaria.


Quanto ao endereço, estamos conversando com alguns produtores culturais para viabilizar parcerias e hospedem o RECICLARTE enquanto não tivermos sede.


Conto com vc para divulgar o RECICLARTE.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Obsessão e trabalhos feitos


Existem mesmo trabalhos feitos e magia negra, eles pegam mesmo?



Sim, estas coisas existem e podem se agravar muito e levar a outras obsessões e desequilíbrios, que de forma geral tendem a ser mantidos pela força da inércia que existe em todos nós e pela adaptação que nosso Anjo da Guarda tem que processar para seu protegido, ao adaptar condições e estabilizar forças para permitir o equilíbrio Ele também reforça o processo obsessivo, isto tem que ser quebrado e um novo padrão oferecido ao seu campo para ser mantido por seu Anjo da Guarda, este sim em plenitude e equilíbrio.
Geralmente processos obsessivos como trabalhos de magia deixam marcas no campo áurico no nível dos pés, filtram as energias que são trocadas pela terra e fazem o equilíbrio com as forças densas dos planos mais comuns a estes trabalhos, funcionam como um registro que condicionará todo o fluxo ao seu comando, estes registros podem ser medidos pela interferência que causam no campo áurico pessoa, um pêndulo ou instrumentos radiestésicos podem medir a diminuição do raio do campo em um hemisfério junto aos pés, ou de ambos, pela frente ou por de trás, o quanto este travo que com o tempo passa a figurar como um foco energético gravitacional que desloca toda a energia desta região para sí, pode se ampliar e afetar profundamente outros centros de trocas de energias e os chacras.
Isto pode ser removido por processos apométricos, por captação( veja tópico Consciência de Campo ) e quando no início com banhos de descarga e alecrim, depois devem ser feitos trabalhos de passe e tratamento mediúnico para a cicatrização da cúpula áurica e para que não hajam reincididas, também são usados breves e patuás para bloqueio de tais trabalhos no futuro.
Muitas casas de Umbanda tem médiuns plenamente capacitados para estes tratamentos, basta ter o trabalho de pesquisar.
Não é tão complicado assim mas pode ser muito grave este processo.



Outras influências podem ser confundidas com registros, e também causam grandes malefícios no campo áurico e na vida de pacientes, são as pragas e os quebrantos.
Eles, no entanto, tem origem na aceitação consciente de comandos externos, quase hipinóticos, que encontram eixo e filtram as energias dos chacras superiores e as direcionam a um foco determinado que não necessariamente é uma outra vontade ou pessoa, pode ser uma idéia ou objeto.
A praga se caracteriza pelo travo nos chacras superiores principalmente no chacra cardíaco, onde encontra seu eixo natural, este travo condiciona todo o fluxo energético do chacra e as energias do prana, pode ser medido por instrumentos radiestésicos como inversão, diminuição ou queda de ritmo focada em todo o chacra ou em alguma das suas "pétalas".
Tem origem na aceitação de idéias e comandos que restrinjam a vontade e o livre arbítrio, podem se focar em pessoas ou idéias, são comuns em fiéis de seitas fundamentalistas, em soldados, em pessoas influenciáveis ou condicionadas, ou ainda em pessoas que estejam sob extrema pressão disciplinadora.
A praga pode ser retirada como se fosse um registro e o fluxo restaurador e passes mediúnicos devem objetivar a liberação dos canais da inteligência, irrigação do cérebro através do sangue e da correta respiração, trazendo o vórtice do chacra a seu padrão natural. Esta doença do campo pode ser vista comummente em fiéis de certas religiões e cultos...
O quebranto é de todos o mais conhecido, tem seu eixo principalmente no chacra frontal e encontra foco em idéias restritivas e amesquinhadoras, tais como: "coitadinho dele", "tenho muita pena dele", "é tão franzino", "eu não posso" e "eu não consigo". Embora possa parecer o travo mais tolo e superficial é o mais difícil de combater pois ou vêm de pessoas por quem se tem muito respeito ou carinho ou por ser auto infringidos e por depender de uma mudança pessoal real de pensamento e atitude.
Trata-se retirando o travo como uma carga e recondicionado o frontal energeticamente.
Quase sempre no momento do passe se associa cromoterapia no tratamento, seja por mentalização, seja por irradiação de luz colorida.
Creio ter sido o mais claro e abrangente possível.
Prosperidade e paz


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Orixás


Isto tem realmente importância?
O que vale é estar aberto para receber o fluxo, estar pronto para ser veículo das energias que nos chegam do alto, se são orixás ou falangeiros, se falam ou não falam pouco importa.
Mas volto a dizer orixá não fala: é vibração, energia pura, raio de emanação Divina, Lei cristalizada do Criador, isto não possui mente como conhecemos e não pode ser contatado através de linguagem que sigam os padrões léxicos comuns, para isto é necessária a interferência de entidades que possam fazer esta ponte, elas são falangeiros ou caboclos, de forma geral todo o caboclo funciona como um falangeiro para seu cavalo, ele leva o médium a níveis de vibração e ativa canais que se corretamente utilizados pelo médium são portais para o vislumbre dos Orixás.
Orixás existem em todos os planos de existência, dos mais abrangentes e universais aos mais simples e naturais, nossa comunicação se faz mais fácil com os naturais, trocamos mais facilmente com eles mas mesmo estes não falam e necessitam de entidades associadas para se manifestar falando, os mais elevados e sutis se manifestam através da canalização feita por outras entidades até que suas energias cheguem a nós, que também canalizamos para o mundo.
O que recebemos dos orixás como comunicação são imagens e percepções a nível de sensações e idílio espiritual que interpretadas por nossas mentes formam um conjunto de impressões do que é orixá em nós.
Neste caso veja que tudo é muito pessoal e que uma experiência nunca será igual a outra, mas que pelo muito que comungamos como humanos estabelece um padrão geral reconhecível e mensurável.
Xangô= Condensação da vida; Ogum= Direção da vida; Oxosse= a semente de onde tudo nasce; e assim por diante.