sexta-feira, 3 de julho de 2009

CABOCLO MIRIM


Não sou advogado, procurador ou um grande conhecedor autorizado a falar do Caboclo Mirim ou de sua escola, mas não posso deixar de fazer algumas observações.
Benjamin Figueiredo escreveu um único livro: 0 OKÊ CABOCLO! já esgotado a muitos anos, nunca teve pretensões de formar ordens iniciáticas ou esotéricas, teve ele sim, na criação da escola material e ritual de sua casa, a influência dos ideais positivistas, da recém emergida classe média da época que valorizava a ordem militar e altos valores da ciência e do espírito, valores que fizeram crescer enormemente os cultos que pretendiam a afirmação da vida após a morte e a comunicação com entidades espirituais.
Os anos vinte trazem a esperança da reconstrução do homem pelos altos valores que para o Caboclo Mirim se traduzia em simplicidade, honestidade e fraternidade, para os médiuns a disciplina do trabalho e a sabedoria maior da própria ignorância, da urgência da Integração do Homem em si consigo mesmo, com seu ambiente e na comunhão humilde com o Universo brilhando o Eu Divino que sempre foi.
Tudo isso se fazia muito simplesmente no trabalho do terreiro e através do exemplo de uma vida inteira.
Simplicidade, honestidade e fraternidade, trabalho humilde e disciplinado tendo como Divina recompensa a única felicidade verdadeira: a satisfação do dever cumprido.

5 comentários:

  1. Bruno (brunopo_rj@hotmail.com)25 de maio de 2010 às 20:03

    Amigo, vc saberia alguma bliblioteca que porventura teria um exemplar deste livro para consulta? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edgar,

    Na verdade temos mais dois livros escritos pelo Sr. Benjamim... Ordenações do Primado e Umbanda Escola da vida, além do Okê Caboclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na época que escrevi este texto eu só conhecia Okê Caboclo ! como sendo livro escrito por Benjamim Figueiredo, entretanto os que conhecem as três obras dizem que a principal e realmente um marco na Escola de Mirim é Okê Caboclo!,
      Grato por seu comentário, não deixe de comentar o restante do blog, creio que será de interesse de um conhecedor da Escola do Caboclo Mirim.

      Excluir
    2. Olá Luís Cesar.... Você tem cópias desses livros escritos pelo Sr Benjamim?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir