sexta-feira, 17 de julho de 2009

MORAL, ÉTICA E MAGIA

Ética Umbandista

O objetivo principal da Umbanda é a interligação com forças que permitam a elevação do ser a uma condição mais perfeita e harmônica com tudo o que existe. O que se coloca é:

* Para quem, ou para que, se dirige o sagrado em mim?
* Que instrumentos utilizo para isto?

* O que desejo d
a minha relação com o sagrado?

Em verdade é necessário se entender o que é Umbanda, mesmo que seja apenas sob um ponto de vista pessoal.

A Umbanda existe para eu:
  • me tornar melhor como pessoa ou para melhorar as minhas condições materiais neste e em outros planos,
  • para aumentar meu entendimento e propiciar a harmonia ao que se relaciona comigo ou aumentar minha capacidade de influência e poder diante da vida,
  • sou dela servidor ou dela me sirvo,

Mais que saber se uso ou não carne, sangue, víceras, ou minha mente devo saber o que quero e como realiza-lo.
Em tudo o que tocamos deixamos uma parte de nós, fisicamente, tudo de que tratamos está no nível de planos físicos, nossas angústias, medos, realizações, alegrias estão sempre sendo trocadas sem que nos apercebamos disso. Assim como a dor física, o medo e desespero dos desequilibrados também, a quem estamos alimentando com estas energias? Que processos estamos ativando? Como posso achar possível vibrar prosperidade causando a dor, desarmonia e virando as costas para o serviço da caridade. Nada tenho com aqueles que buscam tais práticas, a eles elas devem servir e não me cabe julgar, mas "Umbanda é coisa séria para gente séria ou para quem quer se tornar sério". Sou filho da escola do Caboclo Mirim na cabeça de Benjamim Figueiredo, em nossa escola nem velas usamos, não temos imagens, a única aceita é a de Jesus com a afirmação de ser ele " o médium mais perfeito", é um ideal. Porém não negamos nossos irmãos que adotaram outras formas, mas se somos Umbanda temos alguns pontos básicos comuns e um deles é o respeito à vida, a busca do equilíbrio e o serviço da caridade. Se algum sacrifício se justifica ele é de âmbito pessoal, e apenas das vontades da personalidade pequena e imperfeita. Sugiro também que pesquisem mais sobre captação, conversar com um médium experiente nesta técnica pode ser útil para esclarecer mais sobre as marcas energéticas deixadas por estas práticas.
Ambas as vertentes que coloco aqui podem ser objetivadas e exercidas de forma digna, e se o forem trarão certamente um bem e um eixo de equilíbrio viável para nós, mas devemos escolher com sinceridade, sem falsos moralismos, por uma vontade íntima e determinada qual queremos. Qualquer magismo, solar ou lunar, mental ou natural (astral), serve-se das mesmas leis universais que determinam as leis naturais de inteiração entre tudo o que existe, não importa se queremos condições financeiras para comprar um carro, um bom emprego, ganhar na loteria, curar um enfermo, vibrar a paz e a harmonia; neste plano de existência em que estamos, tudo o que objetivamos e utilizamos para isso é do âmbito das coisas naturais, regido por leis naturais. É na natureza que vamos encontrar os pontos de apoio e de firmeza para a potencialização de nossa vontade, nela estabeleceremos alianças com outras forças e vontades para realizar o trabalho desejado, nelas estabelecemos o limite divisório do que é moral, das escolhas íntimas que definem estas afinidades, não basta dizer que curar um doente é bom, ou que ganhar na loteria sozinho parece egoismo, vale a intenção de nosso desejo (mental ou causal) que se revela na forma de nosso trabalho (físico ou material), focado, regulado e direcionado pelo poder de nossa vontade às demais forças envolvidas no trabalho (turbilhôes astrais, entes astrais) , por isso admite-se classicamente, por todas as escolas magistas que conheço, reconhecidas pelas ciências filosófica e teológica, e isto é fato indiscutível, a disposição das vertentes de força das leis universais serem de SUBLIMAÇÃO ou COAGULAÇÃO, tal encontra-se descrito em forma arcana na 15ª lâmina do Tarô, O DIABO, tal vê-se na direção dos caminhos simbolizados por Jaquim e Boaz entre malkut e keter na Cabala, expressas por PLENITUDE em contraponto à ENTROPIA.Desculpem se pareço pretensioso, não é o meu desejo, antes de tudo pretendo aqui estabelecer o que seja um postulado moral pessoal e de todos os que como eu se chamam filhos de Umbanda, de como outros se chamam não é o foco aqui. Paz e harmonia a todos e para sempre.

Um comentário: