terça-feira, 14 de julho de 2009

Oferendas e Compromissos

Oferenda, donativo, dízimo.

Através do tempo o homem buscou de muitas formas a comunicação com a divindade. Mas a divindade não responde...
agradar a divindade, dando a ela parte daquilo que tem de mais precioso e importante, foi esta a forma, em todo o mundo, encontrada pelas religiões antigas e sociedades primitivas para trocar com Deus. Se a divindade, segundo sua tradição, gosta de cachorros imola-se o bichinho pois isso agradas a Deus e é uma oportunidade de divinização para o cão.
Hoje temos o dízimo como oferenda física do mais importante para a manutenção da vida e do conforto: o dinheiro.
Os cultos espiritas e espiritualistas, a Umbanda, encontraram na entrega ao serviço espiritual e à caridade em todos os níveis, sua suprema forma de doação. Não digo com isso que esta ou aquela tradição religiosa esteja errada ou que sua postulação é anacrônica, mas digo que hoje o que mais temos de precioso é o nosso tempo, eu doo no mínimo duas vezes por mês um dia inteiro para meu compromisso, em alguns meses tenho a alegria de faze-lo mais, mas pelo menos este pouco eu posso manter, e isto defendo com a força da minha alma na expressão de meu compromisso.
Acho que isso é o máximo que podemos esperar, se esperar algo de alguém podemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário