quarta-feira, 23 de setembro de 2009

II Caminhada em Defesa da Liberdade Religosa - EU TENHO FÉ




Amigos RBU,

Sou internauta a pouco tempo e ainda tenho grandes dificuldades com o computador, mas mesmo assim posso dizer que este é o espaço mais democrático e mais multifacetado destes vários sites e fóruns de discussão que existem na web sobre nossa religião, este espaço que temos aqui é único, nele podemos nos expressar e conhecer outros de outras tradições e com eles aprender e passar um pouco de nossas experiências, apesar de tantos religiosos chefes de casas aqui todos somos iguais pois valemos por nossas palavras e opiniões e não pelo tempo na religião ou pela primazia de um culto, somos e valemos pela capacidade de nos expressar e trocar como diverso.
A natureza de fóruns em quais quer lugares é a exposição e o debate de idéias DIVERGENTES, não haveria sentido em participar de um fórum onde uns concordem sempre com outros, isto nada acrescentaria na experiência dos envolvidos.
Objetivamos em fóruns a possibilidade de ver um determinado tema sob o ponto de vista do outro, isto nos leva a educar nossos ouvidos e nossas mentes para saber entender o que seja diversidade e nos educa a mostrar de forma objetiva nossas idéias, sabendo que podem ser demolidas ponto a ponto por outra pessoa sem que com isto haja qq conotação ofensiva ou pessoal. Tratamos de idéias e nestes limites ficamos.
Respeito ao diferente, responsabilidade diante daquilo que professa, honestidade e a sabedoria de saber que a palavra dita hoje amanhã ganha novas cores e interpretações, pois não somos donos de nossas idéias elas tomam caminhos próprios e outros a ela se juntam e modificam e sempre será algo novo quando visto e dissertado por outro alguém.
Fiquei também muito orgulhoso de nossa participação na II Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa - EU TENHO FÉ!, onde a RBU silenciosamente e sem outros recursos que não o esforço pessoal mobilizou muitos para o evento, foram mais de 4.000 postagens de alerta e convocação para a passeata feita pelo grupo que tive a honra de coordenar, cerca de 3.500 pessoas pela rede e mais 1.500 corpo a corpo em panfletagens foram chamados para o evento, e mesmo que não tenhamos a verdadeira dimensão dos resultados disto em presenças efetivas no evento, só pelo trabalho de divulgação já valeu.
Eu hoje posso dizer que tenho orgulho do trabalho que fizemos e do desempenho da RBU no evento, e digo a todos que mesmo quando vemos aqui a intolerância ou o preconceito entre os diferentes cultos e pessoas, pela simples possibilidade de estarmos debatendo e colocando nossas posições fazemos o trabalho de quebra destes preconceitos e deixamos registrada a possibilidade de que outros possam ter a visão do diferente e ganhar o entendimento do respeito e da tolerância.
Estou feliz por fazer parte da RBU e agradeço a todos os que comigo irmanam-se nos elevados ideais descritos no Hino de nossa fé: Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá!

Saravá Umbanda!
Saravá Umbanda!
Saravá Umbanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário